24.1.11

LOST SESSIONS







Há um céu leitoso sobre a cidade.
E eu atualmente moro nessa vila sob esse céu leitoso.
Uma vez, aos 15, vivi numa cidade úmida, num platô de araucárias esparsas, cidade com calçadas de pedras lisas que, quando chovia, as pedras que se soltavam criavam armadilhas para as calças e os tênis. Lá é assim até hoje.
Naquela época, eu tinha grande vontade de plagiar Zé Ramalho. “A lua cheia e todo o céu leitoso”; “As mulheres e luas são pedaços da noite”; “Além do limite do vale profundo que sempre começa na beira do mar”.

Acalmava a consciência dizendo que essa vontade nem era assim tão grave, porque era óbvio que o próprio Zé teria expropriado a Bíblia e muitos cordelistas anônimos para obter aqueles versos misteriosos, versos de grande familiaridade incompreensível (como as rezas de minha mãe e os impropérios de meu pai).
Foi uma vontade que eu levei comigo para a universidade, e lá no Campus achei um grande cúmplice nessa missão, o inimitável Careca.
(Revi o Careca essa semana, levei-o ao Pacaembu para prestar reverência ao time mais mítico de todos os tempos, o Santos FC., e ele estava acompanhado de Maria Elisa, que eu só tinha visto menina e parece que toma conta bem do bandido).

Aos 20 e poucos, a gente andava pela UEL berrando os versos do grande Zé. Sinto que ainda somos os mesmos berradores de versos desafinados do Zé, 24 anos depois.

Também reencontrei outro dia o Dimi Vigarista na Avenida Paulista, e ele continua o mesmo debochado.
Conversamos sobre a vida do Belchior em seu refúgio lá em Rivera, no Uruguai, e demos muita risada.
Lembramos que fomos expulsos juntos da Casa do Estudante, mas tivemos direito a julgamento. No dia do julgamento dele, eu faltei, tava numa festa - os adversários me torturavam dizendo que meu voto poderia tê-lo salvado.

Pensei nesses reencontros porque estava hoje aqui ouvindo o novo disco do Springsteen, que na verdade é um disco velho.

Trata-se de The Promise, no qual ele foi ao fundo do baú e descobriu 21 canções que tinha gravado entre 1975 e 1978, época que é tida como o auge da carreira do Boss.
Ali no encarte tem um longo depoimento de Springsteen.

“No verão passado, antes de lançar esse disco, eu voltei várias vezes para ouvir essa música que eu tinha abandonado uns 30 anos atrás. Era como revisitar velhos amigos que vinham esperando meu retorno para fechar um ciclo que tinha sido abruptamente interrompido”, escreveu Springsteen. E completou: “Senti que minha seleção original de canções sobreviveu aos anos e continua a representar a compatibilidade das opiniões do jovem de muitos anos atrás”.

Senti exatamente isso ao reencontrar os velhos camaradas: as canções deles sobreviveram aos anos e continuam a representá-los como faziam na juventude, 24 anos atrás.

Não quero chatear vocês com essas conversas nostálgicas, é só o registro de uma sensação.

No mais, se forem comprar o novo/velho álbum duplo do Springsteen, comecem direto pelo disco 2, comecem direto pela música 3, FIRE.

O homem que virou mulher

Um homem estava farto e cansado de todos os dias sair para trabalhar enquanto a mulher ficava em casa.
Com alguma inveja e surpresa reparou que a esposa recebeu no Dia das Mulheres uma série de cumprimentos.
Ele bem que gostaria que ela soubesse o que ele passava a trabalhar, e então rezou fervorosamente :
 
"Todos os dias vou trabalhar durante 8 horas e a minha mulher, meramente, fica em casa.
Eu gostaria que ela soubesse o que eu passo.
Assim, por favor, faça uma troca dos nossos corpos por um dia só. Amém ! »

Poooff!!! Pedido concedido!!!

Na manhã seguinte, o homem acordou como mulher. E levantou-se!
Preparou o pequeno-almoço para o marido, acordou os miúdos.
Vestiu-lhes as roupas da escola, deu-lhe de comer o pequeno-almoço,
Meteu nas mochilas as suas merendas, levou-os à escola.
Foi a compras e passou pelo Banco para fazer um depósito,
Faz o pagamento das contas e o balancete na caderneta de cheques.
Limpou a caixa do gato e deu banho ao cachorro. Já é quase 13:00 da tarde.
Rapidamente faz as camas…
… lava a roupa …
…aspira a casa e lava o banheiro e a cozinha …
… Corre para a escola para pegar os miúdos com quem fala dos estudos pelo caminho…
Arranja-lhes leite e doces e …
… dá-lhes atenção a fazerem os trabalhos de casa. Logo a seguir …
… vai  passar a ferro enquanto, esporadicamente, espreita a TV .  Já são 16:30 da tarde
…(’ele’) começa a descascar as batatas e a lavar os vegetais para a salada…
…enrola bolinhas de carne e prepara os feijões para a sopa…
Limpa a cozinha e prepara a máquina de lavar louça…
Arruma a roupa, dá banho aos miúdos e mete-os na cama. Já são 21:00 da noite
‘Ele’ (feito ela) está exausta e pensou que o seu trabalho doméstico ainda não tinha acabado.
Foi para a cama quando o ’marido’ aparece desejando fazer amor…
Ela lá arranjou meios de o satisfazer, sem se queixar.
Na manhã seguinte mal acordou, saltou da cama, ajoelhou-se e rezou com fervor:
"Nem sei o que é que me passou pela cabeça".
Eu estava tão errado de invejar a minha mulher por ficar em casa todo o dia.
Por favor, Oh! Oh! Por favor troca de novo os nossos corpos. Amém »
 E uma voz respondeu:
 « Meu filho, vejo e sinto que aprendeste bem a lição e ficarei feliz em colocar as coisas como eram dantes. Só que terás de esperar apenas NOVE MESES. É que tu engravidaste a noite passada!
**********

5.1.11

Mudanças

Se você quer transformar o mundo, experimente primeiro promover o seu aperfeiçoamento pessoal e realizar inovações no seu próprio interior. Estas atitudes se refletirão em mudanças positivas no seu ambiente familiar. Deste ponto em diante, as mudanças se expandirão em proporções cada vez maiores.

Aprendizado

Ao recomeçar é preciso controlar a mente e usar de forma adequada a liberdade. Mas, nunca esqueça que aprender a viver consigo mesmo é o grande aprendizado.

É muito fácil se irar

É muito fácil se irar, frustrar-se e desencorajar-se. Qualquer pessoa pode facilmente ser levada a isso; não lhe é requerida nenhuma habilidade para que exiba tal atitude.
Apenas pelo fato de você estar irado – ainda que por uma razão justificada –, isso não significa que você tenha que fazer com que a situação piore ainda mais. Retribuir com ira só irá feri-lo, e tanto quanto a outra pessoa.Mas afinal, será isso mesmo que você deseja?

Contudo, o fato de você se sentir terrivelmente frustrado não constitui razão para que você crie um ambiente para uma frustração ainda maior!
Uma realização cheia de significado acontece em função do seu esforço pessoal, mesmo em meio a uma série de circunstâncias negativas. Pare por um momento e se pergunte: “O que posso fazer agora, diante dessa situação, que até poderia fazer uma diferença positiva?...”

Certamente que você irá eventualmente se sentir irado, frustrado, amargurado e desencorajado. Isso é perfeitamente compreensível e natural. Entretanto, isso não lhe confere razão para agir contra seu próprio interesse.
Com Deus, e exercitando a mente de Deus, SEMPRE existe uma maneira de melhorar qualquer situação, por pior que seja.
Busque a Deus, e aja baseado no caráter dele. E veja então a sua circunstância assumir uma postura que você jamais imaginou possível!

Serenidade

A paz nos torna serenos quando estamos atentos, valorizando o bem estar e o amor a nós mesmos. Produzimos uma estrutura onde as bases fortalecidas são as possibilidades de crescermos e estarmos constantemente beneficiando-nos deste estado tão desejado e amado que é a serenidade.
Da mesma forma que a noite expressa seu sereno em nós, a serenidade se aloja na atitude de sentir antes de expressar, em estar antes de perceber e em dar quando queremos receber.
Nossa paz é o ar de que precisamos para viver, sentir e amar.
A serenidade é o alento que nos dá a possibilidade de olhar a vida e dizer: "Eu Sou".

Tristeza

Tristeza é desconexão, é permitir que sentimentos de pouca beleza prevaleçam sobre aqueles que nos tornam mais nobres, mais belos e cheios de riquezas em nossos corações.
A tristeza vem, mas também pode ir quando não mais alimentada.
Difícil?
Lembre-se de que a vida se torna bela quando abrimos nosso coração para as belezas expostas diante de nossos olhos; quando permitimos que a alegria nos invada como uma onda de um mar de esperanças, de amor e serenidade; que está acessível a todo momento quando nos entregamos ao amor, permitindo que a vida nos traga todas as alegrias como num banho de pétalas de flores.

silêncio


Quando estamos quietos, nos damos conta de que alguém (ou alguma coisa) está procurando nos ensinar.Sempre que conseguimos parar nosso diálogo interior, algo de extraordinário termina acontecendo em nossas vidas. Descobrimos coisas que jamais pensamos conscientemente, mas que estão ali, prontas para nos ajudar.Entretanto, o difícil mesmo é conseguir atingir este silêncio - nossa cabeça vive ocupada com músicas, listas, coisas para fazer, preocupações, notícias de jornais, cálculos matemáticos sobre nossas possibilidades financeiras. Se conseguirmos deter este fluxo inútil de reflexões que não nos conduzem a lugar nenhum, tudo passa a ser possível.